Skip navigation


Tinha alguma esperança de falar aqui do desempenho do gentoo linux relativamente ao ubuntu. Mas o que é certo é que ainda não consegui instalar o xorg nem o kde, apenas instalei o kernel, portage, grub e as coisas do costume. O ‘erro’ (têm havido imensos) é logo no login inicial, já apos a tentativa de instalação do xorg, ‘root’ passou a ser um login invalido (bem como outros users que criei e que até tentar instalar o xorg funcionavam bem).

Ainda estou à volta disto (google e foruns em gentoo.org), para ver se resolvo o problema, mas o mais provavelmente é tentar, mais uma vez, instalar tudo de novo. Coisa para a qual já estou a perder a paciência.

Sobre o Gentoo linux sem modo gráfico não há muito a dizer, é igual aos outros (:P). Um aspecto positivo é sem dúvida o contacto com a linha de comandos e os seus ‘habitantes’ (especialmente o links 8D). Coisa que se tenta esconder no ubuntu por exemplo, mas que mais tarde ou mais cedo acabamos por ter de aprender. E agrada-me mesmo esta honestidade sobre o linux e sobre os sistemas operativos no geral. Como também gostei de compilar o software quando da sua instalação. E gostei porque é automático (:P) e porque tenho a expectativa que isso aumenta a eficácia (= velocidade) do software quando este corre num sistema ranhoso como o meu. Já não me agrada é o tempo que isto demora :P.

Se tudo correr bem e conseguir instalar o xorg e o kde, espero escrever alguma coisa mais útil e esclarecedora das vantagens (ou não) do Gentoo.

Até lá, fica o aviso de que o instalador gráfico do Gentoo, além de ser incrivelmente limitado, acaba por dar sempre erros que invalidam a instalação. E ainda, que os manuais de instalação, quer o guia de instalação rápida, como o gentoo handbook e os guias para instalar o xorg, drivers e kde (ou gnome e fluxbox), embora sejam ‘compreensivos’ não compreendem um série de problemas que podem acontecer e nem estão na sequência uns dos outros, ou seja, uns esperam que já se saiba alguma coisa sobre o gentoo e outros não. Coisa que, para quem não sabe muita coisa sobre o linux e o gentoo, torna a tarefa da instalação uma coisa que parece roçar no impossivel.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: