Skip navigation


Lembro de ter falado aqui no blog dos discos da Lacie, com uma apreciação positiva até. Contudo, com quase dois anos de utilização, a opinião mudou radicalmente.

Para quem não sabe, aquilo é uma caixa que diz ‘Lacie’ com um disco da Seagate lá enfiado e um software que trata dessa coisa do acesso em rede. E quando se trabalha com algum ficheiro de lá, pelo que percebi, o mesmo é copiado para o nosso disco enquanto se trabalha e, quando salvamos, então sim, é gravado no disco da ‘Lacie’. Isto porque não se pode fazer nada com esse disco, não se pode desfragmentar nem saber outras informações, e o software (acessivel pelo IP do disco através do browser) têm varias opções de segurança, contas FTP e afins, mas não permite ‘mexer’ no disco em si.

Sempre achei isto estranho mas confiei no sistema. Até que há cerca de um mês, quando ligo o computador oiço a agulha do disco da ‘Lacie’ a fazer um barulho repetitivo e, como já me tinha acontecido aquilo com outros discos, já sabia que não havia nada a fazer. Como estava dentro da garantia, teve de ir lá para um local qualquer ser ‘reparado’ ou trocado, nunca cheguei a saber qual era o objectivo deles. O que é certo, é que o disco quando voltou (novo ou reparado), mal o ligamos, lá estava ele com o mesmo problema. Ou os discos são uma porcaria, ou nem se deram ao trabalho de o trocar ou reparar e devolveram o que lhes enviamos.

Agora está, de novo, embalado na caixa e se não me substituírem por outro de outra marca no mesmo valor (ou não), vou comprar um Iomega StorCenter ix2 de 1TB. Pelo que vi têm um preço convidativo para o que oferece e é algo completamente diferente do Lacie Mini qualquer coisa que tinha por aqui (que custa metade). Alguém sabe de outras soluções ? Não quero discos para backups, isto é para trabalhar. (Entretanto, optei por um Lacie 2big, de 1TB, que até ver, não me tem dado problemas.)

As baterias Ni-MH, não têm nada a ver com os discos. Têm a ver com câmaras digitais e respectivos flashes. Ia ficando sem o Nikon SB-800, por ter deixado la as pilhas mais tempo do que devia, enquanto este estava desligado. Acho isto um grande inconveniente, que acompanha outro inconveniente de se descarregarem com o tempo quando não são usadas e outro, que é o ter de se andar com um monte de cápsulas para trás e para frente que demoram a carregar. Porque é que não se usam só baterias como esta ?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: